Acompanhamento Terapêutico - AT

O acompanhamento terapêutico é um recurso em expansão na área da psicologia e uma das vantagens é a intervenção no contexto cotidiano do paciente, que por apresentar condições impeditivas tais como: a psicose, o autismo, a síndrome do pânico e outras deficiências importantes, muitas vezes não pode frequentar o consultório. 

Uma das vantagens do acompanhamento terapêutico é a relação construída entre acompanhante e acompanhado, proporcionando ao paciente benefício em um período curto de tempo, pois esta relação já é vista como terapêutica. 

O profissional acompanhante terapêutico exerce um papel ativo e muitas vezes de crucial importância para o sucesso do tratamento com o paciente, pois atua diretamente no ambiente em que este está inserido. 

Este tipo de atendimento tem como princípio promover encontros com o objetivo de produzir uma ação, um movimento, uma abertura, uma entrada, um contato do paciente com o mundo exterior. O terapeuta vai mostrar ao paciente que é possível viver sem se privar de coisas necessárias e prazerosas.